SAÚDE TOTAL

ENCONTRE A SUA SAÚDE AQUI

Efeitos do Álcool Sobre o Fígado

Deixe um comentário

EFEITOS DO ÁLCOOL SOBRE O FÍGADO

Pobre bebendo

.

O álcool, ao ser absorvido pelo sangue, através das paredes do estômago e intestino delgado, é carregado, na sua quase totalidade, ao fígado. Assim é que o fígado, escudo do organismo, sofre degeneração. Sua atividade fisiológica diminui grandemente. Torna-se amarelado. Nos alcoólatras notam-se frequentemente alterações nesse órgão. Pode o fígado sofrer aumento ou diminuição do seu volume. É a cirrose de Laennec. Autoridades competentes reconhecem que 90 por cento dos casos de cirrose hepática tem como causa o alcoolismo.

A palavra “cirrose” provém de “cirros“, que, em grego, significa amarelo, porque, neste caso, o fígado assume precisamente esta cor.

A cirrose do fígado, numa minoria de casos, não tem como causa o uso do álcool, pois existem mulheres e crianças que, sem nunca o terem tomado, sofrem dessa moléstia.

O Dr. Charles L. Connon, da Faculdade de Medicina da Universidade de Califórnia, explana o assunto no Jornal da Associação Médica Americana. É de opinião que a cirrose do fígado pode ser causada também por outros tóxicos, como o arsênico ou cinchopen, pela icterícia, pela obstrução biliar, ou, ainda, pela anemia perniciosa.

A cirrose gordurosa, entretanto, é causada, mais comumente, pelo alcoolismo. A fase preliminar da moléstia é a gordura no fígado, e a morte pode dar-se mesmo antes da cirrose se desenvolver.

Um estudo procedido em 130 casos revelou que um dos fatores que contribuem para o aparecimento da moléstia é a alimentação anormal, que invariavelmente acompanha os alcoólatras crônicos. Estes comem muito pouco, ou então restringem-se aos alimentos gordurosos e protéicos. O fígado torna-se, desse modo, um celeiro de gorduras não naturais. Uma quantidade mínima de álcool, com o fígado nessas condições, pode causar intoxicação permanente.

Uma alimentação adequada e contrabalanceada é a terapêutica empregada contra essa moléstia.

O Dr. Ernest M. Hall refere-se ao estudo procedido sobre 68 casos de dilatação do fígado de indivíduos que, depois de mortos, foram submetidos à necropsia, no Hospital de Los Ângeles. Oitenta por cento dos indivíduos eram alcoólatras constatados. Alguns encontravam-se tão doentes quando admitidos no hospital que nem sequer puderam ser interrogados. Apenas um dissera nunca ter feito uso do álcool.

Quando o fígado sofre engrossamento pela cirrose, as veias procedentes do intestino são constringidas e o sangue é obrigado deixar escapar, por coamento, a sua parte líquida, pelo que se reúne muita água no ventre. Daí a ascite, vulgarmente chamada barriga d’água.

.

Fonte: “O Álcool e a Saúde”

Veja Também

Aprenda Realizar Uma Limpeza do Fígado

O Fígado

Curso Dependência de Álcool – Como Lidar?

Ebook Grátis e Controle da Ejaculação

Para Já de Fumar

A Linguagem do Corpo

.

Clique no botão Seguir na parte inferior do vídeo e receba Novas Publicações em seu E-Mail.

Deixe o seu comentário!

.

VOCÊ ACHA DIFÍCIL APRENDER TOCAR VIOLÃO?

CLIQUE NO LINK ABAIXO E MUDARÁ DE OPINIÃO:

Aprenda Tocar Violão

Autor: Dendinha

Adenilton Santana é Terapeuta Holístico, Desenhista, Pintor, Músico, Técnico em Informática, Programador em VB...

Deixe um comentário